Buscando as melhores opções de livro de negociação? Sabemos que no mundo profissional e de negócios, saber negociar é uma vantagem competitiva; afinal, quem domina a arte da negociação consegue obter os melhores acordos, solucionar conflitos com mais facilidade e criar relacionamentos duradouros.
Pensando nisso, montamos uma seleção completa com os 10 melhores livros de negociação para te ajudar a se destacar e alcançar resultados reais.
Leia o nosso artigo e confira as melhores obras sobre negociação, segundo Harvard. Vem com a gente!
10 Livros e Negociação Recomendados Por Harvard
Negociar é uma habilidade que pode ser adquirida com estudos, pesquisas e leituras. Hoje em dia, há muitos livros que ajudam a desenvolver essa competência de forma prática e estratégica. Confira a seguir as melhores obras:
1 – Negociação – Como Lidar Com Objeções Utilizando Soluções Eficazes E Realizar Acordos Personalizados
Esse é o número 1 da nossa lista de livros de negociação. Ele apresenta uma abordagem direta e moderna sobre como ultrapassar barreiras comuns em negociações.
O autor ensina o leitor a lidar com objeções sem confronto, criando soluções personalizadas para os mais variados tipos de pessoas. Ele se concentra em habilidades, como escuta ativa, empatia e uso de perguntas estratégicas.
2 – Como Chegar Ao Sim – Roger Fisher, William Ury E Bruce Patton
“Como chegar ao sim” é um verdadeiro clássico da negociação, e apresenta o método de negociação baseado em princípios.
Segundo o autor, em vez de embates, essa técnica propõe a busca de soluções ganha-ganha, separando as pessoas dos problemas e focado em interesses comuns.
3 – Acordos Quase Impossíveis Como Superar Impasses E Resolver Conflitos Difíceis Sem Usar Dinheiro Ou Força – Deepak Malhotra
Claro que essa obra de Deepak Malhotra não poderia ficar de fora da nossa seleção de livro de negociação.
Com um estilo direto e inspirador, esse livro explica como lidar com situações-limite, impasses e negociações difíceis, além de compartilhar casos reais e estratégias criativas para resolver conflitos de alto nível, inclusive em contextos políticos e humanitários.
4 – Obrigado Pelo Feedback – Doug Stone E Sheila Heen
Para quem não dispensa uma leitura profunda, o “Obrigado pelo feedback” também é uma ótima escolha.
Nesta obra, os autores (também de Harvard) explicam como o feedback pode se tornar um instrumento construtivo, mesmo quando é difícil de ouvir.
Esse livro ensina a transformar críticas em aprendizado, algo essencial para lideranças e profissionais que buscam crescimento contínuo.
5 – Better, Not Perfect: A Realist’s Guide To Maximum Sustainable Goodness – Max H. Bazerman
O autor Max Bazerman convida o leitor a tomar decisões melhores, mesmo em cenários imperfeitos.
O foco deste livro de negociação é a ética e o impacto de longo prazo nas negociações, mostrando que é possível potencializar o bem coletivo sem abrir mão de nossos interesses, e que negociar também é um ato de responsabilidade.
6 – Bom Para Você, Ótimo Para Mim – Lawrence Susskind
Este livro de negociação é uma leitura que rompe com o mito do “ganha-ganha ideal” e mergulha em situações em que você precisa conseguir o melhor resultado possível, sem prejudicar a relação com o outro lado.
Além disso, essa obra ensina ainda técnicas para expandir o valor do acordo e dividir os ganhos de forma estratégica.
7 – Como Chegar Ao Sim Com Você Mesmo – William L. Ury
O “Como Chegar Ao Sim Com Você Mesmo” é um manual prático para quem busca eficiência em negociações, inclusive, com nós mesmos.
O autor afirma que o maior obstáculo em qualquer negociação externa pode estar dentro de nós em diferentes aspectos, como no medo, na insegurança ou no impulso de reagir sem pensar.
Neste livro, William Ury ajuda a fortalecer o autoconhecimento e a clareza emocional, essenciais para negociar.
8 – Líderes Reais Negociam! Ganhar, Usar E Manter O Poder De Liderar Por Meio De Negociações – Jeswald Salacuse
Esse é um livro de negociação que mostra como essa habilidade é uma ferramenta central na liderança.
O autor ensina líderes a usar técnicas de influência, escuta e construção de alianças para alcançar objetivos estratégicos. Ele traz exemplos de líderes reais, mostrando que negociar não é apenas uma habilidade útil, é, na verdade, um pilar do sucesso em qualquer posição.
9 – Negociando Com O Diabo: Quando Dialogar, Quando Lutar – Robert Mnookin
“Negociando com o diabo” é um livro de negociação provocador, onde o autor analisa casos em que negociar parece quase inaceitável, com terroristas, traidores ou chefes tóxicos.
Robert Mnookin propõe critérios para decidir se vale ou não negociar, e como fazer isso sem perder a integridade.
10 – O Livro Das Negociações Do Mundo Real: Estratégias De Sucesso De Negócios, Governo E Vida Diária – Joshua N. Weiss
A nossa última dica de livro de negociação é do autor Joshua N. Weiss, um guia prático com diversos casos reais de negociações bem-sucedidas no mundo dos negócios, desde a política e da vida cotidiana.
O autor, pesquisador de Harvard, conta os bastidores de acordos complexos e traz ensinamentos aplicáveis a qualquer pessoa.
Conclusão
Gostou da nossa lista com as 10 melhores opções de livro de negociação? Então, escolha aqueles que mais te interessam e mergulhe no mundo das negociações.
Gostou do nosso artigo? Então, continue acompanhando nossos conteúdos para explorar mais sobre o mundo das profissões, dicas de carreira e tendências do mercado de trabalho.