Você já ouviu falar sobre liderança situacional? Esse estilo para liderar é aquele onde o líder tem a capacidade de se adaptar aos mais diversos cenários, conseguindo gerenciar equipes para conquistar o melhor resultado possível independente da situação de crise.
Ela é caracterizada por uma liderança de equipes de alto desempenho, atuando de forma analítica, madura e empática. Que tal entender mais sobre o que é liderança situacional, como utilizá-la em prol da empresa que atua? Confira!
O Que É Liderança Situacional?
A liderança situacional é uma forma de gerenciar equipes de maneira que todos os colaboradores conseguem ter alto desempenho em diferentes contextos, principalmente, em situações adversas, como crises, por exemplo.
Inclusive, o estilo de liderança situacional foi criado por Paul Hersey e Ken Blanchard, em 1969. A teoria diz que um bom líder consegue se adaptar ao nível de maturidade de cada liderado.
Além disso, ela afirma ainda que não há um tipo de liderança mais eficiente que o outro, pois, tudo depende de cada contexto e dos profissionais da equipe.
Quais Os Benefícios Da Liderança Situacional?
A liderança situacional pode trazer muitos benefícios para as empresas e também para as equipes. Uma delas, sem dúvida, é a comunicação que é mais clara e objetiva quanto ao cenário atual e as necessidades de adaptações.
Dessa forma, a relação entre todos os colaboradores é mais saudável, já que todos trabalham em prol das melhores soluções para aquele momento.
A teoria da liderança situacional também apresenta um líder flexível e que busca a harmonia no dia a dia, mesmo em momentos de crise. Com isso, os colaboradores trabalham mais felizes e focados, facilitando o alcance dos objetivos.
Sendo assim, o líder precisa entender todo o contexto, estar de olho em tudo que acontece no mercado para, assim, encontrar as soluções certas para cada cenário.
Como Funciona A Liderança Situacional?
A liderança situacional está baseada, principalmente, na maturidade dos seus liderados, que é um aspecto preponderante para o sucesso desse estilo de liderança.
Para que ela funcione de forma efetiva, o líder precisa entender qual o nível de experiência de cada colaborador para, assim, delegar, direcionar e até treinar, dependendo da necessidade de cada um.
Uma pessoa que exerce esse estilo de liderança precisa saber como agir com bases em diferentes níveis de maturidade do profissional. Nos próximos tópicos, você entenderá quais são esses estágios.
Como É A Maturidade Do Subordinado?
Na liderança situacional, a maturidade do subordinado é um dos fatores mais importantes para o gerenciamento de equipes.
Lembrando que essa maturidade está relacionada com o nível de capacitação do profissional para exercer determinada tarefa com mais ou menos autonomia.
Os níveis de maturidade são definidos da seguinte forma:
- P1 – baixa vontade e capacidade inferior: neste caso, os colaboradores não têm muito conhecimento e habilidades para conduzir uma tarefa sozinho.
- P2 – alta vontade e baixa capacidade: neste contexto, os colaboradores têm certa experiência, mas estão sempre motivados. Contudo, eles precisam de apoio para a execução das tarefas.
- P3 – baixa vontade e alta capacidade: os colaboradores são experientes e capazes de executar as tarefas com autonomia. Porém, não estão motivados para assumir determinadas funções ou atividades.
- P4 – alta vontade e alta capacidade: os profissionais são altamente capacitados e estão motivados para desenvolver as atividades com autonomia e eficiência.
Quais Os Tipos De Liderança Situacional?
A liderança situacional pode ser colocada em prática de diferentes maneiras. Para você entender, listamos os principais tipos.
E1 – Direção
O primeiro tipo de liderança situacional é a direção, pois, neste estágio, os liderados não possuem tanta experiência e, consequentemente, autonomia.
Dessa forma, o líder precisa ensinar tudo ao colaborador e etapas de como fazer cada tarefa, sendo que cada uma delas deve ser acompanhada de perto.
E2 – Orientação
O segundo tipo é a liderança situacional com orientação, onde o líder faz uma supervisão constantes, ajudando na execução das tarefas e auxiliando no que for preciso.
Porém, nesse tipo de liderança situacional, o líder ainda é o único tomador de decisões.
E3 – Apoio
Nesse tipo de liderança, o líder dá mais autonomia ao colaborador com uma supervisão menor.
A proposta aqui é facilitar o trabalho e permitir que o colaborador possa analisar ideias e sugestões para enriquecer os processos de forma colaborativa.
E4 – Autonomia
Na autonomia, a liderança situacional tem um acompanhamento menor e também permite a tomada de decisões por parte do colaborador.
Além disso, a equipe também é capaz de assumir responsabilidade e, claro, as consequências. Nesse caso, o líder deve delegar responsabilidades.
O Que O Líder Deve Fazer Na Liderança Situacional?
O primeiro passo é levar em consideração cada nível de maturidade do profissional. Por isso, o líder deve conhecer as necessidades de cada liderado para, assim, ajustar o tipo de liderança situacional.
Além disso, lembre-se que é preciso desenvolver cada colaborador para que ele possa avançar nos níveis de maturidade. Não se esqueça que a gestão situacional precisa levar em consideração diferentes formas de lidar com um determinado problema.
Sendo assim, é preciso avaliar cada situação para determinar a melhor abordagem em cada momento. O estilo de liderança situacional precisa se adaptar à tarefa e às necessidades de cada colaborador.
Quais As Desvantagens Da Liderança Situacional?
Mesmo sendo um modelo vantajoso, a liderança situacional também tem algumas desvantagens.
Uma delas é que o líder e seus colaboradores tendem a focar apenas em situações imediatas, esquecendo de outros objetivos que também são relevantes para o sucesso do setor ou da empresa.
Além disso, esse estilo de liderança também pode dificultar a definição da maturidade dos liderados e tornar a equipe dependente das experiências e habilidades do líder.
Outra desvantagem é a falta de processos padronizados. Sem contar que ao implementar esse tipo de liderança, fica mais difícil de estabelecer outro tipo de gestão.
Qual A Diferença Entre Outros Modelos De Liderança?
A liderança situacional foca mais no comportamento dos colaboradores, buscando sempre o bem-estar e um alto nível de motivação.
Nos demais estilos, as lideranças estão focadas em resultado, visando a produtividade e estão mais interessadas em orientar a equipe com aspectos mais técnicos.
Além disso, outros tipos de liderança têm uma estrutura mais fixa e sem muito espaço para adaptação, como a liderança democrática e autocrática.
Como Aplicar Esse Tipo De Gestão?
Para aplicar essa liderança, você precisa do apoio do Setor de Recursos Humanos, para que os processos sejam implementados de maneira correta.
Você precisará fazer um mapeamento de perfis utilizando técnicas de análise comportamental, além de realizar treinamentos para que a equipe possa melhorar suas técnicas e também focar no desenvolvimento comportamental.
Além disso, é preciso incentivar a produtividade em cada nível de maturidade, realizar ações para motivar a equipe, identificar as habilidades dos profissional em cada estágio, para assim, direcionar as tarefas certas.
Não deixe sempre de demonstrar interesse por cada liderado e também identificar sempre quais estão evoluindo, incentivando a alcançar outros níveis.
Para os colaboradores de níveis avançados, uma pessoa que exerce a liderança situacional deve estimular um senso de liderança no colaborador.
Exemplos De Liderança Situacional
A liderança situacional tem um grande poder de adaptação. Vemos esse estilo em figuras relevantes, como Jack Stahl, o ex-presidente da Coca-Cola que usou essa abordagem durante a sua gestão. Na época, ele disse que esse estilo permitia liderar equipes de diferentes perfis sempre com eficiência.
Outro exemplo de liderança situacional foi a do técnico Phil Jackson, considerado o mais bem-sucedido da NBA, que ganhou 11 campeonatos de basquete e treinou figuras como Shaquille O’Neal e Michael Jordan.
Conclusão
A liderança situacional é uma das mais eficientes, já que ela se adapta aos mais diversos cenários, focando sempre em busca dos melhores resultados.
Se você quer conhecer mais sobre esse e outros estilos de liderança, continue acompanhando o nosso blog, pois, aqui você encontra conteúdos sobre carreira e desenvolvimento profissional.