Saiba O Que É Burnout, Sintomas E Tratamento

Burnout, conhecida também como síndrome do esgotamento profissional, é uma condição que tem se tornado cada vez mais comum, principalmente, em razão do excesso de demandas profissionais e as pressões no ambiente empresarial moderno.

Essa condição também pode surgir quando o profissional se dedica intensamente para conquistar um objetivo profissional, levando-o a trabalhar sem pausa, o que pode impactar a saúde mental, resultando em diversas condições psicológicas. Leia o nosso artigo e entenda o que é burnout, sintomas e como tratar essa condição!

 

O Que É Síndrome De Burnout?

A síndrome burnout é uma condição psicológica caracterizada pelo cansaço extremo e um estado de tensão causado por trabalho intenso e desgastante.  

Essa condição influencia de forma negativa os mais diversos aspectos da vida da pessoa, resultando em estresse generalizado, falta de motivação e até problemas de saúde física.

 

Quais Os Sinais De Burnout?

Identificar essa condição é o primeiro passo para tratá-la. Por isso, conhecer os sinais de burnout é essencial para buscar tratamento adequado. Confira os principais:

 

Falta De Vontade

Um dos sinais mais comuns da síndrome burnout é a falta de vontade para realizar tarefas diárias, mesmo aquelas que, anteriormente, eram prazerosas.

 

Sensação De Fracasso

Outro sintoma muito comum é o constante sentimento de inadequação e fracasso. Inclusive, em muitos casos, ela também pode vir acompanhada por baixa autoestima.

 

Criatividade Reduzida

Pessoas com burnout tendem a apresentar criatividade reduzida, ou seja, ela tem uma diminuição na capacidade de pensar de maneira inovadora ou solucionar problemas variados, por mais simples que pareçam, afetando o desempenho profissional e pessoal.

 

Lapsos De Memória

Um sinal bem característico da síndrome burnout são os frequentes episódios de esquecimentos ou mesmo a dificuldade de concentração, principalmente, em razão do cansaço mental.

 

Exaustão Constante

O cansaço físico e mental constante também é muito comum nessas condições. Pessoas com burnout têm a sensação de que essa exaustão não passa mesmo com descanso.

 

Isolamento

Quando a síndrome está em um estado avançado, o indivíduo sente a necessidade de se isolar, evitando, inclusive, compromissos de lazer, como uma mentira de fugir de qualquer possibilidade de pressão e estresse, por menor que seja.

 

Irritabilidade

Um sintoma frequente do burnout é a irritabilidade. Pessoas nessas condições costumam perder a paciência com facilidade, o que pode gerar conflitos em situações comuns do dia a dia.

 

Doenças Frequentes

Esse constante estado de estresse crônico pode desencadear doenças de forma frequente. Isso acontece porque o sistema imunológico está enfraquecido pelo estresse, levando a doenças como gripes, resfriados e problemas gástricos.

 

Ansiedade

A ansiedade também está entre os principais sinais de burnout, onde a pessoa tem uma constante sensação de inquietação, preocupação e dificuldade para relaxar mesmo quando ela não precisa trabalhar, como aos finais de semana. 

 

Insônia

A insônia é muito comum, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade para adormecer ou manter o sono, piorando a sensação de cansaço e exaustão.

 

Quais As Causas Dessa Síndrome?

Normalmente, as causas da síndrome burnout estão relacionadas às pressões no ambiente de trabalho; contudo, ela pode ser desencadeada por outros fatores. Confira quais são eles:

  • Estresse crônico: a exposição frequente a condições desgastantes eleva o risco de esgotamento e cansaço extremo.
  • Tensão emocional: quando uma pessoa vive sob pressão contínua, ela pode desenvolver o burnout, afetando o corpo e a mente.
  • Ambiente de trabalho: sobrecarga de tarefas, problemas com gestores e colegas de trabalho, medo de perder o emprego.
  • Ambiente escolar ou acadêmico: pressões e responsabilidades nos estudos.
  • Excesso de obrigações: acúmulo de responsabilidades e falta de tempo para realizá-las.
  • Problemas familiares: conflitos com pessoas da família ou relacionamentos e até amizades conturbadas podem gerar um esgotamento emocional.

 

Como Prevenir A Síndrome De Burnout?

A síndrome de burnout pode ser prevenida por meio de práticas saudáveis, que reduzem a pressão no trabalho e o estresse generalizado. Entre essas estratégias estão as seguintes:

  • Defina metas realistas para a vida pessoal e profissional;
  • Participar de atividades físicas regular;
  • Reúna-se com amigos e familiares.
  • Converse sobre sentimentos com alguém de confiança;
  • Evite o consumo excessivo de álcool e tabaco ou drogas;
  • Não se automedique;
  • Busque orientação profissional de um psicólogo ao se sentir sobrecarregado;
  • Tenha uma rotina de sono adequada. 

 

Como É O Diagnóstico De Síndrome De Burnout?

O diagnóstico da síndrome de burnout deve ser feito por um especialista em saúde mental, que pode ser um psicólogo ou psiquiatra, baseado em uma avaliação clínica e nos relatos apresentados pelo paciente.

Ao confirmar essa síndrome, o profissional indicará o tratamento mais adequado de acordo com cada pessoa, já que ela pode desencadear ainda outras condições, como depressão e ansiedade.

 

Como É O Tratamento Da Síndrome De Burnout?

O tratamento para a síndrome de burnout envolve a adoção de práticas saudáveis, como praticar exercícios físicos, adotar atividades de relaxamento para aliviar o estresse e diminuir os gatilhos associados à pressão no trabalho. 

No entanto, se você apresenta sinais de burnout, o tratamento mais indicado é a realização de sessões de psicoterapia, que podem envolver, inclusive, o uso de medicamentos, no caso de estresse crônico e depressão. Lembrando que a melhora é gradual, e o tempo de tratamento pode variar dependendo das necessidades individuais.

 

Qual A Importância Da Saúde Mental No Trabalho?

A síndrome de burnout é um problema mundial, afetando pessoas de todas as origens, profissões e lugares. Nos últimos anos, essa condição tem ganhado destaque no ambiente corporativo, com empresas que buscam promover a saúde emocional de seus colaboradores.

Para isso, muitas organizações implementam estratégias de prevenção, como suporte psicológico, criação de um ambiente de trabalho mais acolhedor, incentivo ao feedback construtivo e ampliação de momentos de descanso.

Essas iniciativas ajudam a melhorar a produtividade, porém, priorizando o bem-estar físico e emocional dos funcionários, garantindo a melhor qualidade de vida.

 

Conclusão

A síndrome de burnout é uma condição que pode afetar de maneira significativa diferentes aspectos da sua vida. Por isso, se você apresenta algum desses sinais, não deixe de procurar ajuda profissional, para evitar que esse quadro se agrave.

Quer mais dicas sobre temas sobre o universo profissional? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois, trazemos assuntos sobre interesses sobre profissão, liderança e carreira.

Rolar para cima