O desenvolvimento pessoal é um tema que está em alta há alguns anos. Afinal, ele pode trazer uma série de benefícios ao indivíduo, como autovalorização, realização pessoal e profissional, melhor qualidade de vida, equilíbrio emocional e por aí vai.
Porém, o desenvolvimento pessoal não é uma habilidade que um indivíduo possui, muito pelo contrário, ele é composto por uma série de práticas que podem potencializar seus resultados e mudar as formas de enxergar o mundo em diferentes aspectos.
Quer saber o que é desenvolvimento pessoal, a importância para a sua vida, carreira e como alcançá-lo?
Então, confira as melhores dicas para trilhar um caminho saudável e equilibrado em todos os sentidos em busca de uma evolução pessoal!
O Que É Desenvolvimento Pessoal?
O desenvolvimento é uma palavra que está relacionada com a evolução, o progresso e o crescimento. Quando essa evolução está relacionada com questões individuais, ele ganha o nome de desenvolvimento pessoal.
Nesse sentido, esse conceito está relacionado ao melhoramento das suas capacidades individuais e também ao aprimoramento das suas habilidades e competências em direção a um objetivo.
Dessa forma, desenvolvimento pessoal está relacionado a tudo aquilo que você deseja melhorar em sua vida em diferentes vertentes.
Por Que O Desenvolvimento Pessoal É Importante?
O desenvolvimento pessoal é um processo fundamental para que um indivíduo consiga melhorar aspectos deficitários em sua vida em busca da realizações de seus desejos que, por sua vez, podem estar relacionados com diferentes áreas da vida, incluindo a profissional.
Ao trilhar um caminho para o desenvolvimento pessoal, você consegue ter muito mais equilíbrio mental, qualidade de vida e foco naquilo que deseja conquistar.
Qual A Importância Do Desenvolvimento Pessoal Para A Carreira?
Não tem como negar que o desenvolvimento pessoal anda de mãos dadas com o desempenho profissional de um indivíduo, afinal, ambas as áreas estão entrelaçadas.
Uma pessoa que desenvolve habilidades de se relacionar e possui expertise em várias áreas, por exemplo, consegue contribuir para o crescimento da empresa.
Com isso, esse profissional tem mais chances de ser promovido, de ganhar destaque na carreira e, claro, conseguir aumento de salários.
Profissionais com boas relações interpessoais, autoconfiantes, resilientes e equilibrados são sempre aquelas pessoas escolhidas para altos cargos.
No caso de empreendedores, o desenvolvimento pessoal também auxilia o profissional a atrair bons clientes e entregar resultados em alto nível.
Para Que Serve O Processo De Desenvolvimento Pessoal?
Com um mundo cada vez mais dinâmico e com um mercado altamente competitivo, o desenvolvimento pessoal ajuda no aprimoramento de habilidades dos profissionais e contribui para relações interpessoais mais saudáveis.
Pessoas mentalmente saudáveis e com uma vida mais plena tendem a ser profissionais mais focados e eficientes, auxiliando, muitas vezes, na concepção de processos eficientes, soluções inovadoras e aumento de receita das organizações em que atua.
Isso porque, para que tudo isso aconteça, o capital humano tem papel fundamental nas organizações, já que são justamente as pessoas que criam novos processos, produtos e serviços, tornando o desenvolvimento pessoal uma ferramenta imprescindível.
Sem contar que essa evolução pessoal também garante o suporte mental e intelectual para que os profissionais tenham motivação para enfrentar situações adversas e, por vezes, estressantes.
Dessa forma, um profissional que prioriza essas habilidades têm mais chances de se destacar no mercado de trabalho e, claro, em diferentes aspectos da vida pessoal.
Como Funciona O Desenvolvimento Pessoal Em Organizações?
Normalmente, quando o assunto é desenvolvimento pessoal no mundo corporativo, as empresas buscam focar suas ações na área educacional e na troca de experiência para desenvolver profissionais mais equilibrados e mentalmente saudáveis.
Sendo assim, hoje em dia, as empresas costumam estruturar equipes de gestão com profissionais experientes, incluindo o setor de Recursos Humanos, compostos, muitas vezes, por psicológicos e outros profissionais relacionados às áreas comportamentais
Nesse sentido, as empresas implantam rotinas de conversas, feedbacks e avaliação comportamental com testes, como o DISC, por exemplo, que permitem avaliar o perfil do colaborador e sugerir estratégias para o aprimoramento de habilidades e comportamentos.
Por Onde Começar A Trabalhar O Desenvolvimento Pessoal?
Sabendo o que é desenvolvimento pessoal, começar a trabalhar esse aspecto é uma dúvida muito comum. Afinal, por onde começar?
O importante é saber que o desenvolvimento pessoal é um caminho longo que deve ser percorrido dia após dia, sabendo que diversas áreas da sua vida podem precisar de um trabalho contínuo de aprimoramento e melhoria.
Não pense que é possível mudar tudo e de forma instantânea, pois você vai se frustrar se agir dessa forma nesse processo.
Então, o primeiro passo nessa jornada é definir um objetivo. O que você precisa mudar primeiramente na sua vida e qual a área que necessita de uma revolução mais urgente.
O ideal é trabalhar um aspecto de cada vez para não desanimar e deixar seus objetivos de lado. Comece devagar, tenha esse objetivo claro, busque auxílios de profissional, leia livros de desenvolvimento pessoal, siga pessoas que são referências nesse assunto e mantenha a constância.
Assim, você pode começar a trilhar o seu caminho rumo ao desenvolvimento pessoal!
Qual A Diferença Entre Desenvolvimento Pessoal E Autodesenvolvimento?
Autodesenvolvimento e desenvolvimento pessoal tem diferenças muito sutis, mas que devem ser conhecidas.
Para você entender, o autoconhecimento está relacionado com competências e habilidades que um indivíduo possui e que está sempre em busca de melhorá-las.
Já o desenvolvimento pessoal é uma forma de pensar um novo jeito de enxergar a vida e mudar comportamentos por meio de um planejamento, tendo como foco as competências e habilidades que uma pessoa precisa desenvolver.
Sendo assim, ele é um processo mais complexo, já que você precisa ter uma ideia aprofundada dos objetivos e projetar um caminho para alcançá-los.
De qualquer forma, o autodesenvolvimento e o desenvolvimento pessoal são conceitos que devem andar de mãos dadas e com constância para, assim, conseguir resultados em um prazo cada vez mais curto.
Quais As Competências E Habilidades Para Um Melhor Desenvolvimento Pessoal?
É bom que fique claro que competências e habilidades não são a mesma coisa, embora tenham conceitos bem parecidos.
Dessa maneira, habilidade refere-se a capacidade no desempenho de atividades, enquanto a competência diz respeito aos seus conhecimentos adquiridos ao longo da vida.
Resumindo, a competência possibilita que a sua habilidade seja utilizada. Ok?
Entre as competências e habilidades estão a língua estrangeira, necessária nas organizações em razão da globalização.
O pensamento lógico também entra na nossa lista, já que ele garante um maior desempenho cognitivo, ajudando a lidar com desafios estrategicamente.
No desenvolvimento pessoal, a inteligência emocional é uma habilidade relacionada com desempenho e gestão das suas emoções, sendo que ela possibilita que essas mudanças pessoais sejam notadas.
Ela, na verdade, ajudará o indivíduo a ter maior discernimento sobre as informações recebidas a partir das suas de suas emoções, aplicando-as de forma mais eficiente.
Como Fazer Um Trabalho De Desenvolvimento Pessoal?
Entendendo o que é desenvolvimento pessoal, para que serve e como começar, vamos entender como iniciar esse processo na sua vida. Confira!
Trace Metas E Objetivos
O primeiro passo é traçar suas metas e objetivos em busca do desenvolvimento pessoal. O que você precisa melhorar ou potencializar em sua vida?
A partir dessa resposta, você conseguirá trabalhar suas competências e habilidades em diferentes áreas.
O ideal é que você escreva isso e elenque cada ponto para que essas metas se tornem mais concretas. Faça um planejamento estratégico pessoal, pois fica mais fácil visualizar as necessidades de melhorias em cada aspecto identificado.
Com isso, você consegue definir um plano de ação e segui-lo para alcançar o seu desenvolvimento pessoal.
Faça Uma Pesquisa
Com as metas e objetivos traçados, o próximo passo é fazer uma pesquisa sobre o assunto (certamente, se você chegou até aqui, já está buscando informações sobre esse assunto).
Leia livros sobre o tema, faça pesquisas na internet, converse com profissionais que atuam na área, siga pessoas nas redes sociais que abordam o desenvolvimento pessoal e que dão dicas de como percorrer esse caminho.
Essa, inclusive, é uma maneira de identificar oportunidades de crescimento e, consequentemente, aprendizagem.
Não Procrastine
Outro ponto para o seu desenvolvimento pessoal é não procrastinar. Isso é muito comum no ser humano; afinal, as pessoas tendem a adiar tarefas mais difíceis para fazer em outro momento ou até mesmo aquelas mais fáceis.
Então, a regra é lutar contra a procrastinação. Tente sempre atuar de maneira constante em busca de seus objetivos, evitando adiar responsabilidades e tarefas que se propôs a fazer.
Busque sempre a disciplina e realize os trabalhos necessários de maneira regrada e contínua.
Desenvolva Seus Pontos Positivos
Desenvolva seus pontos positivos. Se você é bom em uma habilidade, trabalhe para melhorá-la.
Por exemplo: se você tem uma boa comunicação e fala bem em público, que tal fazer um curso de oratório para potencializar essa habilidade?
Se você é uma pessoa sedentária que não curte muito atividade física, comece a se dedicar a um exercício e busque aquele que te dá prazer. Essa é uma forma de melhorar seus pontos positivos e trabalhar aqueles que não são tão bons assim.
Aprenda A Lidar Com O Fracasso
Para um desenvolvimento pessoal, aprenda com o fracasso, não deixe que seus erros te impeça de evoluir e te desanimem. Tudo na vida é aprendizado, sobretudo, aqueles projetos ou ações que não deram certo.
Sempre que fracassar em algo, reflita e aprenda com aquele erro. Busque melhorar na próxima vez e, principalmente, entender que errar é comum e esse processo é importante para seu aprendizado e desenvolvimento pessoal.
Entenda Seu Nível De Conhecimento Sobre Desenvolvimento Pessoal
Como já falamos anteriormente, entender o que é desenvolvimento pessoal e como esse processo se dá é importante para trilhar esse caminho.
Além de ler livros e conteúdos sobre o tema, o ideal é que você busque conversar com profissionais e pesquisar sobre o assunto, faça testes e aplicações para que possa avaliar seu nível de conhecimento que envolve a evolução pessoal.
Com isso, você consegue se autoconhecer para, assim, caminhar em direção ao desenvolvimento interior que deseja.
Busque Por Auxílio Profissional
Já falamos, mas vale reforçar. No desenvolvimento pessoal, o auxílio de um profissional pode ser determinante para o seu sucesso.
Por isso, busque por terapeutas e psicólogos que possam te ajudar nessa jornada, já que eles podem te ajudar entender seus pontos fortes e fracos, auxiliando na sua evolução interior.
Além de profissionais comportamentais, você também pode buscar auxílio de outras formas.
Hoje em dia, as mentorias também tornaram-se boas alternativas para o desenvolvimento pessoal de um indivíduo. Esses profissionais possuem vários métodos de aprendizagem e que, certamente, contribuirão para a sua evolução.
Melhore Seu Networking
Tenha também uma rede de contatos profissionais e pessoais. Se já tiver, busque sempre melhorá-la e ampliá-la. O networking é uma forma de se relacionar com pessoas que podem acrescentar algo na sua vida, seja na área profissional ou pessoal.
Sendo assim, participe de fóruns e comunidades sobre assuntos que você tem interesse, compartilhe experiências e esteja sempre em busca de um aprendizado novo.
Inspire-Se Com Os Melhores
Nada melhor do que ter alguém em que possa se inspirar. Isso também é importante para um desenvolvimento pessoal em diferentes aspectos. Isso porque, aprendemos muito ao olhar o outro.
Busque se inspirar em pessoas e profissionais especialistas em determinada área de seu interesse, abra a mente para aprender com elas e ampliar seus conhecimentos.
Entre essas pessoas estão professores, colegas de trabalho, familiares, amigos, especialistas e por aí vai. O importante é sempre abrir a mente para aprender sempre que puder.
Inspire-se nos melhores e replique atitudes e comportamentos positivos. Absorva conhecimento e trilhe um caminho de sucesso em busca do seu desenvolvimento pessoal!
Conclusão
O desenvolvimento pessoal é um caminho longo a ser trilhado, mas que, com toda certeza, traz muitos benefícios, melhora a sua qualidade de vida, torna você um profissional e pessoa muito mais equilibrada, saudável mentalmente e feliz.
Quer saber mais sobre esses e outros assuntos ligados aos desenvolvimento pessoal, carreira e liderança? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog, pois trazemos sempre conteúdos interessantes sobre essa temática.