Sonha em fazer uma transição de carreira, mas não sabe por onde começar? Tem medo de tomar essa decisão e depois se arrepender?
Sabemos que fazer uma transição de carreira pode ser muito benéfico em diferentes aspectos, principalmente, para quem deseja trilhar outros caminhos profissionais e quer mudar de área.
Porém, quando feita de maneira incorreta, essa mudança pode trazer muitos prejuízos. Se você deseja mudar de área de maneira segura, as nossas dicas podem te ajudar. Confira!
O Que É Transição De Carreira?
Transição de carreira nada mais é do que o movimento de mudança dos caminhos que quer trilhar profissionalmente, que pode correr dentro da área de atuação ou para uma profissão totalmente diferente.
Por Que Mudar De Carreira?
A mudança de carreira pode ser benéfica em termos salariais, quando a remuneração não atende às suas necessidades. Além disso, essa transição também pode ser importante para sua felicidade e satisfação profissional e também para a qualidade de vida e bem-estar seu e de toda família.
Mudar de carreira será vantajoso, principalmente, quando você não está satisfeito com o estilo de vida que leva, com o formato de trabalho e até com a remuneração obtida.
Qual O Melhor Momento Para Fazer A Transição De Carreira?
Há muito motivos que levam uma pessoa a fazer a transição de carreira. Uma delas é a insatisfação com a área escolhida e com o estilo de vida.
Se você está insatisfeito, por exemplo, com a remuneração da área, com a carga horária intensa do trabalho, com falta de valorização profissionais ou com as poucas oportunidades de emprego, talvez seja o momento de pensar em fazer uma transição de carreira.
Porém, há muitos outros motivos particulares que podem levar a mudança de carreira. O ideal é cada um avaliar suas necessidades e anseios.
Quais Os Estágios Que Marcam A Transição De Carreira?
Há três principais estágios que marcam a transição de carreira, sendo que o primeiro acontece quando você está com um sentimento de desconforto que pode ter diferentes motivos, como mercado, área, descobertas pessoais, busca por qualidade de vida, etc.
Nesse momento, a pessoa começa a pensar que não vê mais sentido naquela carreira. O segundo é quando esse desejo se torna mais sólido e leva o profissional a refletir sobre, de fato, a transição de carreira. Esse estágio é chamado de separação.
Nele, a decisão de mudar de área é tomada, o que exige desapego emocional. O terceiro estágio da transição de carreira começa quando o profissional inicia a busca por uma nova área.
Nesse momento, o profissional deve se matricular em cursos, se especializar e começa a buscar novas oportunidades de trabalho.
Quais São Os Principais Desafios Na Transição De Carreira?
Não tem como negar que há muitos desafios da transição de carreira, já que a pessoa precisa aprender uma nova profissão e buscar pela recolocação no mercado de trabalho.
Entre os principais desafios está a superação de hábitos e a mudança de mindset para novos estilos de vida e aspectos profissionais. Por isso, é preciso evitar o preconceito para conhecer outros modelos de trabalho.
Outro desafio pode ser a capacitação, já que você precisa aprender outras habilidades que, muitas vezes, não eram conhecidas. Por isso, é preciso ter calma para aprender. Você também poderá competir com profissionais com muito mais experiência, o que pode ser muito desafiador.
Outro ponto que merece sua atenção na hora de fazer a transição de carreira é a organização das finanças, pois, é possível que você tenha uma redução de salário. Então, a regra é se planejar e ter uma reserva financeira para não sentir o impacto.
Como Escolher Uma Nova Carreira?
Para fazer uma transição de carreira segura e sem danos, é preciso escolher uma área que atenda às suas necessidades e anseios.
Então, o ideal é que você entenda quais são aquelas áreas que você pode ter maior aptidão. Pense naquilo que gosta e que possa oferecer a remuneração desejada. Faça pesquisas intensas e liste aquelas áreas que são do seu interesse.
Feito isso, faça pesquisas sobre o mercado, modelo de trabalho, vantagens e desvantagens, remuneração e oportunidades. Converse com profissionais que atuam nessas áreas e entenda a dinâmica do setor.
Como Fazer A Transição De Carreira?
Se você está decidido e quer fazer a transição de carreira, é importante que você siga alguns passos para ter sucesso. Confira quais são eles:
Entenda Qual A Formação Necessária
O primeiro passo é entender qual formação necessária para ingressar na área desejada. Nem sempre, você precisará fazer uma graduação, pois, hoje, há muitas áreas que oferecem cursos livres, que dão um ótimo embaçamento.
Lembre-se de entender se, de fato, você tem condições financeiras para arcar com os custos das formações.
Faça Cursos
Entendendo a formação necessária, é preciso fazer os cursos e absorver tudo que puder para se destacar e aprender tudo que necessita para atuar nessa área.
Consiga Experiências Na Área Desejada
Após reunir os conhecimentos necessários, é importante que você tente fazer um estágio na área ou mesmo uma espécie de Benchmarking para entender como a nova área de atuação funciona na prática.
Participe De Processos Seletivos
Com o maior volume de informações possível, participe de processos seletivos. Não tenha medo de se candidatar. Hoje, o LinkedIn é uma rede social que reúne centenas de vagas de diversas áreas e das mais variadas regiões do Brasil e do mundo.
Tenha Uma Reserva Financeira
Nesse período de transição de carreira, é recomendado que tenha uma reserva financeira para que possa arcar com suas despesas até encontrar um novo emprego. Por isso, é preciso se preparar com calma para fazer a transição de carreira de maneira sólida e segura.
Como Fazer Um Currículo Para Transição De Carreira?
No processo de transição de carreira, o ideal é que seu currículo deve trazer todas as suas habilidades e competências técnicas, além das comportamentais, que podem ser determinadas na nova vida profissional.
Inclua também os cursos que já fez e outros que podem ser relevantes em um emprego novo. Se preferir, mencione a transição de carreira e o desejo de trilhar um caminho de sucesso na nova área.
Como Ter Sucesso Em Uma Nova Carreira?
Para ter sucesso na transição de carreira e, consequentemente, em uma nova vida profissional, o primeiro passo, claro, é buscar por capacitação e fazer networking.
Busque a troca de experiências, pois isso é fundamental para quem está começando uma nova carreira. Não tenha vergonha de dizer que não sabe e está sempre aberto para aprender.
Leia muito sobre a sua área e nunca deixe de estudar e aprimorar os seus conhecimentos, em palestras, workshops e eventos do setor. Como falamos, crie uma nova rede de contatos e esteja sempre ativo nas redes sociais, como o LinkedIn, que é uma vitrine profissional que pode trazer boas oportunidades.
Tenha paciência e saiba que a transição de carreira é um processo longo, mas que pode gerar ótimos resultados.
Mitos Sobre a Transição de Carreira
Entre os principais mitos sobre transição de carreira é que o profissional perde tudo que já conquistou. Na verdade, isso é uma completa mentira, pois, você acumula conhecimentos e experiências que podem te ajudar na sua nova vida profissional.
Outro mito é que profissionais que passaram dos 40 anos não podem fazer a transição de carreira, pois não conseguirão se recolocar no mercado de trabalho. Saiba que as novas tecnologias permitem que pessoas de todas as idades consigam desempenhar funções em diversas áreas.
Há um mito que o profissional que faz a transição de carreira precisa voltar para a faculdade. Isso também não procede, pois, hoje em dia, há muitos cursos livres que te dão toda a base para um novo emprego.
Conclusão
Com as nossas dicas para fazer a transição de carreira, comece agora a fazer um planejamento para ter uma nova vida profissional de sucesso.
Se você quer conhecer mais sobre esse e outros estilos de liderança, continue acompanhando o nosso blog, pois, aqui você encontra conteúdos sobre carreira e desenvolvimento profissional.