Feedback é uma ferramenta muito importante na construção de comunicação nas empresas, além de ser usado para avaliação e incentivo para o aprimoramento do desempenho profissional dos colaboradores
Ao ser utilizado de forma correta e estruturada, essa prática pode fortalecer as relações interpessoais e garantir o alinhamento de expectativas entre empresa e funcionário.
Leia o nosso artigo e entenda o que é feedback, como ele funciona, principais vantagens e como colocá-lo em prática. Vem com a gente!
O Que É Feedback?
O feedback é uma prática de comunicação no qual uma pessoa recebe uma avaliação sobre comportamentos, atividades e desempenho no sentido de estimular melhorias e aperfeiçoar habilidades.
No contexto profissional, essa ferramenta contribui para o desenvolvimento de competências e também para a evolução profissional dos colaboradores, além de influenciar diretamente na produtividade e no engajamento das equipes.
Qual O Objetivo Do Feedback?
Um dos principais objetivos de um feedback positivo ou negativo é incentivar e também impulsionar o desenvolvimento e a evolução, tanto no aspecto individual quanto no coletivo.
Como mencionamos, sua finalidade também concentra-se no fortalecimento da comunicação e na criação de um ambiente mais motivador, saudável e produtivo.
Por Que O Feedback É Importante?
O feedback é uma ferramenta muito importante no contexto corporativo, principalmente, porque ela orienta o desenvolvimento profissional dos colaboradores, além de aprimorar a comunicação dentro das empresas.
Nesse sentido, essa prática possibilita que os funcionários conheçam seus pontos fortes e áreas de melhoria, o que contribui para um crescimento contínuo.
Somado a isso, essa prática também contribui com a construção de um ambiente de trabalho mais transparente e colaborativo, promovendo maior alinhamento e engajamento dos colaboradores, além de impulsionar a produtividade e o desempenho das equipes.
Quais Os Principais Tipos De Feedback?
No contexto empresarial, as empresas podem adotar diferentes tipos de abordagens conforme as necessidades e objetivos de cada situação. Confira os principais:
Positivo
Ele é aquele que tem o objetivo de valorizar e reforçar comportamentos positivos, estimulando, assim, a sua continuidade.
Além de contribuir com a confiança do colaborador, ele também contribui para um ambiente de trabalho mais motivador e produtivo.
Negativo
Como o próprio nome sugere, ele deve ser utilizado quando há a necessidade de indicar pontos negativos tanto no comportamento quanto no desempenho do funcionário.
Nesse caso, além de apontar as questões negativas, esse tipo de feedback deve sinalizar também as melhorias. Mas lembre-se que ele deve ser cuidadosamente planejado, evitando que o colaborador se sinta desmotivado ou atacado
O ideal é explicar de forma objetiva como determinada atitude pode ser aprimorada para melhorar a harmonia e a produtividade no ambiente de trabalho.
Pessoal
Essa prática comunica ao colaborador a forma como ele interage com os demais colegas e gestores e lida com suas tarefas e responsabilidades do cotidiano profissional.
Normalmente, o feedback pessoal pode ser adotado para reforçar atitudes positivas e também para corrigir comportamentos que possam impactar a convivência do ambiente de trabalho.
Insignificante
É aquele que não tem fundamento e propósito, sendo baseado apenas por impressões ou opiniões superficiais. Ou seja, o gestor não utiliza dados concretos que justifiquem uma análise mais precisa sobre o desempenho e comportamento do colaborador.
Essa prática não tem um impacto positivo, tampouco contribui para uma melhora no desenvolvimento do colaborador, tornando-se uma ferramenta ineficaz.
Ofensivo
Essa forma de feedback, baseada na imposição e no medo, é prejudicial ao ambiente corporativo. Além de comprometer o relacionamento interpessoal, pode impactar negativamente o desempenho da equipe e os resultados da empresa.
Para que o feedback seja construtivo e gere melhorias reais, é essencial que ele seja claro, objetivo e entregue de maneira estratégica, sempre com o foco no desenvolvimento profissional.
Quais As Melhores Práticas Para Oferecer E Receber Um Feedback
Para oferecer e receber feedback, é sempre importante considerar alguns aspectos importantes para que a comunicação seja clara, construtiva e eficaz. Confira as melhores práticas a seguir:
- Analise o momento certo: aplique o feedback logo após o ocorrido, mas evite fazê-lo quando as emoções estiverem intensas. Em algumas situações, o ideal é esperar um pouco para assegurar uma abordagem mais adequada e coerente.
- Prepare-se com antecedência: antes de iniciar uma conversa, organize seus argumentos para garantir que essa prática seja claro e objetivo. Se possível, liste os principais pontos, pois isso ajuda a estruturar a mensagem e evitar ambiguidades.
- Evite a técnica do “sanduíche”: ao aplicar essa prática seja direto, mantendo um tom respeitoso e construtivo, evitando, assim, misturar uma crítica entre dois elogios, porque isso pode minimizar o impacto da mensagem e gerar ansiedade no colaborador.
- Adapte o feedback ao perfil do colaborador: colaboradores mais experientes tendem a valorizar feedbacks positivos e objetivos, enquanto outros tipos de funcionários podem precisar de um equilíbrio maior entre reconhecimento e correções. Por isso, o ideal é considerar o perfil de quem recebe, pois o retorno torna a abordagem mais eficaz.
Conclusão
Aprender a receber e fornecer feedbacks é importantíssimo para garantir relações mais saudáveis, o desenvolvimento contínuo dos colaboradores e tornar o ambiente de trabalho produtivo.
Lembre-se sempre que um feedback bem planejado e estruturado contribui com o fortalecimento da comunicação e aprimora o desempenho das equipes.
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