Você sabe como fazer a carta de demissão? Conhecer as melhores práticas para elaborar esse documento ajuda a demonstrar profissionalismo e respeito pela empresa e pelos colegas.
Além disso, ela também permite que você mantenha uma boa relação com o empregador, o que pode contribuir para possíveis referências no futuro.
Quer entender o que é carta de demissão e como fazer esse documento de maneira adequada? Leia o nosso artigo!
O Que É Uma Carta De Demissão?
A carta de demissão é um documento usado para formalizar a saída do colaborador da empresa, assegurando, assim, o atendimento às obrigações legais.
Sua função principal é informar, de maneira oficial, a decisão do funcionário de deixar a empresa, permitindo que ambos os lados sigam o processo trabalhista sem complicações.
Somado a isso, a carta de demissão também ajuda no cálculo das verbas rescisórias e na organização de documentos necessários.
Qual É A Melhor Maneira De Solicitar A Demissão?
Ao pedir demissão, é sempre importante que o profissional aja com profissionalismo, garantindo um procedimento respeitoso, tranquilo e coerente.
O primeiro passo é comunicar a saída para o gestor direto antes de entregar a carta de demissão oficialmente para o departamento de Recursos Humanos.
Após formalizar a demissão junto ao seu superior, daí, sim, você pode comunicar o RH para formalizar a saída. Vale lembrar que o aviso-prévio é obrigatório, salvo se a empresa dispensar o funcionário de tal obrigação.
Como Fazer Uma Carta De Demissão?
Para elaborar a carta de demissão, o ideal é seguir algumas boas práticas para criar um documento coerente, objetivo e claro. Confira tudo que você tem que fazer:
- Insira o local e a data no início da carta.
- Enderece o documento à pessoa responsável, como o RH ou gestor direto.
- Informar o motivo do desligamento, se necessário, de forma direta e objetivo. Comunicar se cumprirá ou não o aviso-prévio.
- Mantenha uma linguagem cordial e expresse agradecimento pelo período que passou na empresa.
- Não é necessário entrar em detalhes pessoais. Concentre-se somente no essencial.
- Assine o documento e adicione seu número de registro na empresa.
Melhores Modelos De Carta De Demissão
Há muitas formas de elaborar uma carta de demissão conforme o acordo firmado com a empresa. Confira modelos práticos para elaborar a sua:
Carta De Demissão Sem Aviso-Prévio
À (nome da empresa),
Prezado(a), (nome do responsável),
Gostaria de informar minha decisão de pedir demissão do cargo de (nome do cargo) e solicitar a dispensa do aviso-prévio, se possível, em razão do (motivo do desligamento, como outra oportunidade de emprego).
Local e data,
Assinatura,
Nome completo.
Carta De Demissão Com Aviso-Prévio
À (nome da empresa),
Caro(a) (nome do responsável),
Gostaria de formalizar meu pedido de desligamento do cargo de (nome do cargo) e confirmo que cumprirei o aviso-prévio, de (data de início) até (data de término).
Local e data,
Assinatura,
Nome completo.
Carta De Demissão E Transição De Função
À (nome da empresa),
Caro(a) (nome do responsável),
Formalizo minha saída da empresa do cargo de (nome do cargo) e me disponho a colaborar na transição de minhas atividades e funções para outro colaborador durante o aviso-prévio, de (data de início) até (data de término).
Local e data,
Assinatura,
Nome completo.
Carta De Demissão Completa
À (nome da empresa),
Caro(a) (nome do responsável),
Venho informar meu pedido de demissão do cargo de (nome do cargo) e também agradecer pela oportunidade de fazer parte da (nome da empresa). A decisão foi tomada em função do meu crescimento profissional e novas oportunidades.
Estou disposto(a) a cumprir o aviso-prévio e a colaborar na transição.
Local e data,
Assinatura,
Nome completo.
Carta De Demissão Por Comum Acordo
À (nome da empresa),
Caro(a) (nome do responsável),
Gostaria de oficializar meu pedido de desligamento de comum acordo, conforme discutido com a gestão (nome da gestão), conforme o artigo 484-A da CLT. O motivo é (motivo do desligamento).
Estou ciente das implicações dessa modalidade de rescisão, incluindo a perda do direito ao seguro-desemprego.
Local e data,
Assinatura,
Assinatura da 1ª testemunha,
Assinatura da 2ª testemunha,
Nome completo.
O Que Ocorre Após Entregar A Carta De Demissão?
Após comunicar o desejo de deixar a empresa e entrega da carta, inicia-se o processo oficial de desligamento, que abrange uma série de fases, que são as seguintes:
- Entrevista de desligamento para obtenção de feedback sobre a experiência do colaborador;
- Realização do cálculo e pagamento das verbas rescisórias (salários, férias vencidas, 13º proporcional), de acordo com as regras da CLT;
- Devolução de equipamentos e a conclusão do contrato de comodato;
- Encerramento dos acessos internos da empresa;
- Se necessário, realização do exame demissional, caso haja risco para sua saúde;
- Assinatura do termo de desligamento, que formaliza a finalização do vínculo empregatício.
Conclusão
Entender como elaborar uma carta de demissão assegura um desligamento profissional e respeitoso para ambas as partes, tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Lembre-se que uma carta bem formulada demonstra responsabilidade, preserva o relacionamento entre as partes e possibilita uma transição tranquila. Então, aproveite os modelos de carta de demissão e crie a sua!
Quer mais dicas sobre temas que envolvem carreira e ambiente de trabalho? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois, trazemos assuntos sobre interesses sobre profissão, liderança e carreira.