A liderança autocrática, mesmo sendo um estilo visto de maneira negativa por muitos, pode trazer vantagens para as organizações, desde que ela seja implementada de forma adequada.
Esse tipo de liderança tem como característica o controle total das ações e estratégias por parte do líder, que assume toda a responsabilidade pela tomada de decisões.
Quer entender o que é liderança autocrática, como ela funciona, vantagens e desvantagens de adotar esse estilo de liderança? Vem com a gente, pois vamos destrinchar de forma prática esse assunto.
O Que É Liderança Autocrática?
A liderança autocrática tem como característica a centralização das tomadas de decisões por parte de um líder. Muitas vezes, essa pessoa pode pedir opinião dos seus liderados, porém, as decisões sempre serão de sua total responsabilidade, podendo ou não levar em consideração as sugestões da sua equipe.
A partir dessa centralização, o líder tem papel determinante no processo e no sucesso das ações. Vale ressaltar que a liderança autocrática também não permite que seus liderados exerçam a criatividade, fazendo com que os colaboradores apenas cumpram o que foi determinado pelo líder.
Como Funciona A Liderança Autocrática Nas Empresas?
No estilo de liderança autocrática, o líder exerce um comando mais rígido, onde os liderados recebem comandos e não convites ou pedidos para a execução de determinadas tarefas.
Além disso, esse é um tipo de liderança onde o líder até pode ser aberto às sugestões, mas as decisões serão sempre direcionadas por suas ideias.
Nesse processo, o líder impõe um fluxo de trabalho e metas para alcançar cada objetivo, sendo que qualquer falha pode ter consequências para a equipe.
Mesmo sendo uma liderança mais dura, esse estilo pode ser o modelo mais eficaz para ser implantado em determinados cenários para o gerenciamento das equipes.
Embora a liderança autocrática possa parecer austera, há cenários e ambientes de trabalho em que é a maneira mais eficaz de gerenciar uma equipe.
Quais As Características Da Liderança Autocrática?
Para que o estilo de liderança autocrático fique mais claro e você possa entender como esse modelo é utilizado nas organizações, listamos aqui as principais características da liderança autocrática.
Confira!
Hierarquia Rígida
A liderança autocrática tem uma hierarquia rígida, muito verticalizada, onde os colaboradores devem apenas cumprir ordens. Nesse sentido, nem sempre há espaço para diálogo ou questionamentos, já que a decisão final cabe apenas ao líder.
Método Inflexível
O líder autocrático segue um método inflexível, definindo os processos e execução de tarefas, além de ser rígido em suas decisões e delegação de atividades e não permite processos flexíveis.
Centralização Das Decisões
Como já mencionamos, essa liderança centraliza as decisões e dificilmente leva em consideração a opinião da sua equipe.
Supervisão Contínua
A liderança autocrática mantém uma supervisão contínua dos processos e do seu liderado, já que o líder precisa estar sempre no controle de tarefas e exige o cumprimento rigoroso de cada processo e meta.
Comunicação Restrita
Aqui, a comunicação é reduzida e, pelo fato do líder autocrático ter tudo centralizado em si, na maioria das vezes, ele não dispõe de muito tempo para estabelecer um contato direto com seus colaboradores.
Pressão Para Alcançar Metas
Nesse estilo de liderança autocrática, outra característica é a pressão por atingir metas, incluindo até a verbalização das consequências, caso o resultado satisfatório não seja atingido
Quais As Vantagens E Desvantagens De Liderança Autocrática?
Entendendo as características dessa liderança, vamos conhecer as vantagens e desvantagens desse modelo que é usado em muitas organizações de todo mundo.
Confira os prós e contras:
Vantagens
Uma das vantagens do estilo de liderança autocrática é a agilidade na tomada de decisões. Isso acontece porque, diferente de outros tipos de liderança, essa depende apenas da decisão de um líder, que está normalmente atento na hora certa para a tomada de decisão.
Esse modelo é vantajoso porque, dependendo do modelo de negócio, é preciso ter um líder que é rápido e tem uma liderança mais decisiva para direcionar as equipes.
Além disso, a liderança autocrática pode ser positiva para estimular a produtividade da equipe, pois o líder está sempre presente nos processos.
Outra vantagem é menos burocracia nos processos e nas tomadas de decisões, pois o controle fica na mão do líder. somado a isso, esse estilo de liderança é vantajoso para organizações que precisam de decisões ágeis, principalmente, em momentos de crise.
Entre os benefícios da liderança autocrática estão ainda expectativas e metas claras, facilidade de adaptação para novos colaboradores, já que cada membro da equipe tem um papel muito claro.
Desvantagens
Mesmo sendo muito vantajosa em alguns aspectos, essa liderança também pode ser danosa para as organizações e equipes em diferentes sentidos.
Muitas vezes, quando empregado de maneira equivocada, esse tipo de liderança pode desanimar os colaboradores, que não tem abertura para contribuições relevantes e até desencadear um alto índice de turnover
Sem contar que é muito comum que a equipe tenha ressentimentos, pois, esses líderes podem ser muito autoritários, gerando ainda falta de motivação. Além disso, os ambientes de trabalho também podem ser desagradáveis, pois os colaboradores são dificilmente considerados.
Menos criatividade, desvalorização da equipe, criação de conflitos e inflexibilidade também estão entre as principais desvantagens da liderança autocrática.
Quando Usar O Estilo De Liderança Autocrática?
O estilo de liderança autocrática, mesmo sendo impopular em muitas organizações, ela ainda tem certa eficácia em determinados cenários. Normalmente, esse tipo de liderança é usado em momentos de crises, onde as decisões precisam ser rápidas e firmes.
Somado a isso, esse estilo também onde a inovação não é empregada nos processos, mas sim o cumprimento de metas de maneira mais rápida. De forma resumida, ele costuma ser usado em organizações com cultura mais tradicional e rígida.
Como É O Perfil Do Líder Autocrático?
Na liderança autocrática, o líder tem um perfil mais decisor, não delega muitas tarefas, não abre espaço para a discussão das estratégias.
O líder autocrático tem uma comunicação clara, impondo suas opiniões e regras e também tem facilidade em impor punições, além de não estimular a criatividade e o pensamento crítico.
Quais Os Demais Tipos De Liderança Existentes?
Neste contexto, há ainda a liderança democrática, que tem como característica o encorajamento da participação dos colaboradores nas tomadas de decisões.
Além disso, temos ainda a liderança liberal, onde os liderados exercem papéis mais participativos, mas com acompanhamento constante por parte do líder.
Outro tipo de liderança é a coaching, onde se busca a identificação das habilidades e competências dos colaboradores, no sentido de desenvolver a equipe. Nesse caso, o líder estabelece um relacionamento de confiança e cooperação. Há ainda o estilo de liderança carismático, que preza por uma liderança harmônica, onde o líder é querido por todos.
A liderança situacional é um estilo em que está em constante mudança de estratégias, focando sempre na necessidade de cada momento.
Exemplo De Liderança Autocrática
Existem ainda muitos exemplos de liderança autocrática ao longo da nossa história. Uma delas é a liderança da Elizabeth I, que foi rainha do Reino Unido entre os anos de 1533. Temos a liderança do fundador da Apple, Steve Jobs, que exercia esse estilo em muitas situações.
Outros exemplos de liderança autocrática incluem ainda o ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln; Napoleão Bonaparte e do fundador da Microsoft, Bill Gates, que unia as lideranças autocráticas e participativas.
Dicas Para Melhorar Sua Liderança Autocrática
Se você deseja exercer uma liderança autocrática eficaz e saudável, a primeira dica é sempre analisar o cenário atual e a dificuldade de cada tarefa, a experiência do profissional e os processos envolvidos.
Em casos de profissionais menos experientes, tente dosar os direcionamentos e oferecer sempre auxílio para qualquer dúvida. Tenha cuidado ao verbalizar as consequências, evitando, assim, que a pressão pelo alcance das metas seja prejudicial.
Evite que liderança autocrática seja muito rígida ou aplicada de forma errada, ou excessiva, pois ela será prejudicial para o clima organizacional.
Conclusão
Como vimos neste artigo, a liderança autocrática pode ser benéfica em muitos casos, mas quando executada de maneira equivocada, ela pode trazer muitos malefícios à toda equipe e comprometer, inclusive, os resultados.
Quer saber mais sobre os tipos de liderança e assuntos relacionados à carreira e ao desenvolvimento pessoal? Continue acompanhando o nosso blog!