O Que É A Escuta Ativa, Sua Importância E Como Praticá-la

Você sabe o que é escuta ativa? Ela acontece quando uma pesso  realmente presta atenção ao que a outra está dizendo, sem que haja qualquer interrupção ou distração, demonstrando total interesse no que está sendo dito. Além disso, uma pessoa que tem escuta ativa busca, em um diálogo, compreender as emoções e intenções por trás delas. 

Em todas as esferas, essa habilidade é muito apreciada, mas no ambiente de trabalho, ela é ainda mais importante, permitindo que os profissionais se comuniquem de maneira mais eficiente, reduzindo mal-entendidos e fortalecendo as relações profissionais.

Leia o nosso artigo e entenda o que é escuta ativa, sua importância e como praticá-la. Vem com a gente!

 

O Que É Escuta Ativa?

A escuta ativa é, basicamente, uma técnica que promove uma comunicação mais acolhedora e eficiente, já que ela possibilita que o ouvinte compreenda plenamente o que está sendo dito, sem distrações ou mal-entendidos. 

Essa habilidade é muito utilizada nas relações pessoais e também na área profissional, contribuindo para o estabelecimento de diálogos claros e objetivos. 

Nesse sentido, ela pode ser usada em interações com clientes, reuniões ou feedbacks, favorecendo a construção de relações mais próximas e produtivas.

 

Qual É A Importância Da Escuta Ativa?

Praticar a escuta ativa é extremamente importante, em diferentes contextos; afinal ela melhora a compreensão e demonstra ao interlocutor que você está plenamente atento ao que é dito por ele.

Essa prática torna as interações mais harmoniosas com familiares, amigos e também colegas de trabalho, construindo relações mais positivas e produtivas com seus pares e superiores. 

Ao dar o valor da escuta ativa é capaz de fortalecer vínculos, desenvolver empatia e ampliar sua rede de contatos. Sem contar que ela também aprimora sua comunicação para impulsionar sua carreira.

 

Quais São Os Benefícios Da Escuta Ativa?

Exercitar a escuta ativa pode trazer diversos benefícios no ambiente de trabalho. Para compreender melhor as suas vantagens, listamos as principais logo abaixo. Confira:

 

Promove Uma Relação Interpessoal

A escuta ativa ajuda a construir relacionamentos mais sólidos e eficazes, possibilitando uma comunicação clara e adequada com diferentes pessoas. 

Dessa forma, você consegue ter um melhor desempenho nas dinâmicas internas da equipe, além de criar um vínculo mais eficaz com clientes e potenciais consumidores.

 

Proporciona Confiança

Quando uma pessoa tem uma troca de informações genuína e interessada, é possível gerar maior confiança com o interlocutor. Isso acontece porque você demonstra atenção e faz perguntas relevantes, reforçando, assim, a credibilidade do ouvinte, o que pode facilitar negociações, fortalecer parcerias e melhorar a sua imagem junto aos líderes. 

 

Desenvolve A Empatia

Ao adotar uma postura de escuta ativa, você consegue desenvolver outra habilidade importante no mundo corporativo, que é a empatia, uma vez que ela exige a capacidade de compreender o ponto de vista do outro sem julgamentos e com maior acolhimento.

Essa prática estimula a criação de conexões mais humanas e sensíveis, promovendo um ambiente mais colaborativo.

 

Reduz Conflitos Organizacionais

Ao ter uma comunicação mais clara, objetiva e empática, a tendência é que os desentendimentos fiquem menos frequentes.

Isso porque, ao ouvir com atenção, você consegue compreender melhor as necessidades e expectativas dos outros, reduzindo eventuais tensões e favorecendo a resolução de problemas.

 

Incentiva O Trabalho Em Equipe

Outro benefício da escuta ativa é o incentivo ao trabalho em equipe. Isso acontece porque ao criar um ambiente de maior compreensão, é possível ter uma maior colaboração entre colegas, fortalecendo o espírito de equipe. 

Dessa maneira, a troca de ideias flui com mais facilidade, contribuindo para a execução de projetos bem-sucedidos e relações profissionais mais saudáveis.

 

Melhora O Sentimento De Segurança

Quando você pratica a escuta ativa, a tendência é uma melhor compreensão das informações transmitidas, proporcionando mais confiança nas tomadas de decisão, além de otimizar o desempenho na execução das tarefas. Isso contribui para melhores resultados tanto para o profissional quanto para a empresa.

 

Disponibiliza Informações Relevantes

A escuta ativa contribui para a obtenção de análises mais precisas durante interações, sejam eles sobre melhorias internas, necessidades dos clientes ou pontos fortes e fracos do negócio. 

Ao obter essas informações valiosas, é possível desenvolver estratégias para impulsionar o desempenho dos profissionais e também da empresa.

 

Quais As Melhores Práticas E Técnicas Para Desenvolver A Escuta Ativa?

Desenvolver a escuta ativa requer dedicação, porém, é uma habilidade que pode ser exercida com eficácia com algumas boas práticas. Confira quais são elas:

  • Elimine distrações: durante as interações com colegas de trabalho ou superiores, mantenha o foco total, evitando o uso de celular ou outras interrupções.
  • Ouça atentamente: evite absorver somente partes da fala que lhe interessam. Preste atenção no diálogo de maneira abrangente para compreender a mensagem de maneira integral.
  • Respeite o tempo de fala: permita que a outra pessoa conclua suas ideias sem a interromper, demonstrando respeito pelo raciocínio dela.
  • Evite julgamentos pessoais: não leve em consideração suas opiniões e crenças, pois isso ajuda a manter a empatia e compreender perspectivas diferentes das suas.
  • Fique atento à linguagem não verbal: observe outros aspectos, como gestos, expressões faciais e postura para identificar sinais que complementam a comunicação verbal.
  • Crie um ambiente confortável: demonstre interesse, faça contato visual e mostre que está interessado na conversa, para que o interlocutor se sinta à vontade durante a conversa.
  • Faça perguntas apropriadas: questione durante o diálogo para garantir que você compreendeu corretamente e para aprofundar na conversa.
  • Exerça a empatia: coloque-se no lugar do outro para praticar a escuta ativa e entender suas motivações, valores e pontos de vista.

 

Conclusão

A escuta ativa é uma ponte para construção de relacionamentos mais sólidos e significativos, tanto no ambiente profissional quanto na vida pessoal, promovendo entendimento mútuo, fortalecendo a confiança e criando um espaço de comunicação mais acolhedor. 

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre inteligência emocional e desenvolvimento pessoalEntão, continue acompanhando o nosso blog, pois, trazemos assuntos sobre interesses sobre profissão, liderança, desenvolvimento pessoal e carreira.

Rolar para cima