O Que É Formação Acadêmica E Como Colocá-la No Currículo

A formação acadêmica é um importante item para inserir no currículo. Mas você sabe como colocá-la para valorizar suas qualificações?

Esse cuidado é importante porque, muitas vezes, essa é a primeira forma de contato com a empresa que deseja atuar. Sendo assim, é preciso destacar essas informações de maneira clara e estratégica.

Pensando nisso, elaboramos um artigo completo com tudo que você precisa saber sobre o que é formação acadêmica e as diferentes formas de inseri-las no seu currículo. Vem com a gente!

 

O Que É Formação Acadêmica?

A formação acadêmica refere-se a sua trajetória de estudos formais, podendo ser dividida em educação básica, cursos técnicos e ensino superior. Normalmente, esses cursos têm carga horária de 100 horas ou mais.

Já no caso dos cursos rápidos, como idiomas e outros, você deve incluir em uma seção separada, nomeada como “Outros Cursos” ou “Informações Adicionais”.

 

Quais São Os Tipos De Formação Acadêmica?

Além da educação básica, os tipos de formação acadêmica incluem os seguintes:

  • Tecnólogo: curso de curta duração voltado para habilidades práticas;
  • Graduação: títulos de bacharelado em diferentes áreas, e licenciatura, que habilita o ensino até o nível fundamental.
  • Pós-graduação: cursos de especialização, como o MBA;
  • Mestrado: direcionado para pesquisa ou docência no ensino superior;
  • Doutorado: nível mais avançado, com defesa de tese original.

 

Qual A Importância De Colocar A Formação No Currículo?

A formação acadêmica é um dos pontos mais relevantes do currículo, principalmente porque ela está entre os três principais requisitos iniciais que as empresas avaliam ao escolher um candidato para participar de um processo seletivo. Dessa forma, é preciso colocá-la com todo o cuidado, destacando suas qualificações e reforçando as condições para a vaga desejada. 

 

Em Qual Ordem Inserir A Formação Acadêmica?

Para estruturar o currículo de modo a destacar a sua formação acadêmica, o ideal é organizar as informações de maneira cronológica, apresentando, primeiramente, a formação mais recente. O mais indicado é manter a seção de formação separada, inserindo somente os níveis mais relevantes, como ensino técnico, graduação e pós-graduação.

 

É Preciso Colocar Minha Formação Do Ensino Médio E Fundamental?

De modo geral, a formação do ensino médio é fundamental só deve ser inserida no currículo. Geralmente, a formação do ensino médio só é relevante para o currículo se você ainda não possui ensino superior ou técnico. Já a formação fundamental não costuma ser necessária, pois se presume que todos os candidatos tenham essa etapa concluída.

 

Quais Outros Dados Podem Complementar A Formação?

Além de inserir a formação acadêmica, há dados importantíssimos que não podem ficar de fora ao elaborar o seu currículo. 

  • Nome do curso, instituição e ano de conclusão: (exemplo: “Bacharel em Direito pela Faculdade Anhanguera em 2020);
  • Tipo de grau acadêmico (bacharelado, licenciatura, tecnólogo) e nome da instituição;
  • Cursos livres e certificações em uma seção separada (inclua nome do curso, instituição, ano e carga horária);
  • Atividades e formações relevantes para a vaga:

Uma dica muito importante ao inserir outros dados que podem completar a sua formação é evitar que seu currículo fique muito longo e genérico, pois podem ser ignorados por sistemas de triagem automática.

 

Como Colocar Formação Acadêmica No Currículo?

Para colocar a formação acadêmica no currículo de maneira adequada, é preciso seguir uma ordem que apresentaremos a seguir. Confira!

 

Ensino Médio

O primeiro passo é inclua o nome da instituição, cidade e ano de conclusão, que você cursou o ensino médio. Geralmente, esse tipo de formação acadêmica é relevante somente para as pessoas que não possuem ensino superior ou estão aplicando para vagas em que essa formação básica é exigida.

 

Graduação

Já no caso da graduação, detalhe o nome do curso, o tipo de formação, que pode ser bacharelado, licenciatura, tecnólogo, a instituição e o ano de conclusão.

Para cursos em andamento, é importante destacar “em andamento” ou a data prevista de conclusão. Porém, se a graduação está incompleta, essa informação “(incompleto)” também deve constar ao lado do curso, desde que tenha relação com a vaga.

 

Pós-Graduação Ou MBA

Se você possui formação acadêmica, como pós-graduação ou MBA, detalhe o curso, instituição, área de especialização e ano de conclusão.

Uma dica muito importante é usar esta seção para destacar conhecimentos específicos na área de atuação. Além disso, inclua também informações sobre projetos de destaque ou temas de pesquisa, caso seja relevante.

 

Outras Formações

No caso de formações adicionais, como cursos técnicos, certificações e especializações menores que contribuam para o cargo, você também pode inseri-las no currículo. O mais recomendado é indicar nome do curso, instituição, ano e carga horária para formações de curta duração.

 

Como Colocar Formação Incompleta No Currículo?

Nos casos em que a pessoa interrompeu uma faculdade ou outro curso, é importante incluir esse dado no currículo. O ideal é inseri-lo como “incompleto” na seção de formação acadêmica, desde que os conteúdos estudados tenham relevância para a vaga.

E não precisa se preocupar, pois é difícil que uma graduação não finalizada elimine um candidato, porém, é possível que o recrutador questione sobre a razão da desistência. Sendo assim, é importante estar preparado para responder a essa pergunta de forma clara e objetiva.

 

Conclusão

Saber como inserir a formação acadêmica do seu currículo demonstra para a empresa envolvida no processo seletivo o seu grau de conhecimento e qualificação para a vaga desejada. 

Lembre-se sempre que um currículo bem organizado e detalhado permite uma avaliação mais precisa do seu perfil, aumentando, assim, as suas chances de avançar no processo seletivo.

Quer mais dicas sobre o universo profissional? Então, continue acompanhando o nosso blog, pois, trazemos assuntos sobre interesses sobre profissão, liderança e carreira.

1 comentário em “O Que É Formação Acadêmica E Como Colocá-la No Currículo”

  1. Pingback: Habilidades Para Currículo: Confira As 11 Principais

Comentários encerrados.

Rolar para cima